Essa Sessão foi criada para que você saiba escolher o Ofício do seu personagem quando for criar a ficha, vale lembrar que
NÃO é possível possuir mais de um Ofício no começo. Segue abaixo separadamente os ofícios, basta você seguir para a parte que você quer se especializar e depois escolher
UMA, dentre elas.
Obs: Os bônus
NÃO contam no cálculo de Stamina e Energia (nem Combustível).
Ofícios
ArtistaAcrobata: Consegue fazer várias acrobacias, não só no ar, mas também na terra. Se você escolheu esse ofício, pode usá-lo para fins lucrativos como shows, mas também em batalhas e técnicas.
- Bônus:
+1 em CAR para cada LV do ofício.
+1 em AGI para cada LV do ofício.
Músico: Capaz de encantar as pessoas com sua música. Se este ofício for a sua escolha, você pode usá-lo em batalhas criando técnicas, confundindo, atormentando e machucando seu adversário com seu poderoso som.
- Bônus:
+1 em CAR para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas usando o som.
Dançarino: Dançar para entreter ou distrair é a sua principal função. Se você decidiu escolher esse ofício, você pode usá-lo para fins lucrativos, com shows, mas também pode usufruir desse dom para seduzir um adversário.
- Bônus:
+1 em CAR para cada LV do ofício.
+1 em DEX para cada LV do ofício.
Bônus por ser especialista ou gênio: +2 em Carisma.
MarítimasNavegador: Navegar pelos mares sem nunca se perder é sua principal habilidade. Se você escolheu esse ofício para o seu personagem, você pode usá-lo em suas aventuras pelo mar, sempre chegando onde você deseja e ser um profundo conhecedor de todos os instrumentos de navegação.
- Bônus:
+1 em MEN para cada LV do Ofício.
+50% de chance de passar na Reserve Mountain.
+25% de chance de chegar a Ilha dos Tritões.
Pescador: Pescar qualquer peixe dos mares, seja com vara, rede ou arpão, é a sua principal habilidade. Caso você tenha decidido que seu personagem será um pescador, pode usar essa habilidade em suas aventuras sempre que precisar de comida, mas lembre-se, para pescar peixes muito grande, terá que ter uma grande força.
- Bônus:
+1 em FOR para cada LV do Ofício.
Nunca morrerá de fome em alto-mar ou numa praia. (Pois sabe pescar, óbvio)
Piloto: Capaz de pilotar qualquer veículo. seja ele do mar, da terra ou do ar. Essa habilidade pode ser usada em suas aventuras para se locomover em diversas situações e com diversos veículos, todo navio sempre deve ter um.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do Ofício.
+50% de chance de passar na Reserve Mountain.
+25% de chance de chegar a Ilha dos Tritões.
Bônus por ser especialista ou gênio: +1 em Mentalidade e +1 em Destreza.
MédicasMédico: Especialista em curar doenças de todos os tipos, muito útil em todo grupo. Se você escolher esse ofício, você pode usá-lo em batalha para curar qualquer veneno ou droga colocado em você, desde que tenha o equipamento certo.
- Bônus:
+1 em MEN para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas que curem Veneno, Paralisia e Dormência, sem custo adicional.
Cirurgião: Especialista em curar ferimentos. Você pode usar esse ofício em batalha, também para criar técnicas que recuperem a sua Stamina.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas que recuperem Stamina e/ou curem Sangramento e Queimadura, sem custo adicional.
Farmacêutico: Especialista em todos os tipos de drogas, naturais ou não. Se você desejar ser um farmacêutico, você pode usá-lo em batalha para se curar de venenos ou dormência, mas não só isso, pode criar técnicas usando venenos ou outras drogas que podem atrapalhar o adversário, mas podem também ajudar o seu corpo.
- Bônus:
+1 em MEN para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas que usem drogas para ocasionar Condições Anormais, exceto Sangramento e Hipnose (obviamente) sem custo adicional.
Bônus por ser especialista ou gênio: +2 em Mentalidade.
CulináriaCozinheiro: Sabe fazer perfeitamente qualquer prato que existe no mundo. É sempre importante ter um cozinheiro na tripulação, pois com alimentos, também pode-se ajudar na recuperação de ferimentos, além de ser um método mais gostoso do que uma cirurgia.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas que usem Alimentos para recuperar Stamina ou curar Envenenamento e/ou Paralisia, sem custo adicional.
Chef: Além de cozinhar, você também é muito criativo e habilidoso, conseguindo inventar novos pratos de comida usando os ingredientes que têm a mão.
- Bônus:
+1 em MENT para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas que usem Alimentos para recuperar Stamina ou curar Envenenamento e/ou Paralisia, sem custo adicional.
Bônus por ser especialista ou gênio: +1 em Mentalidade e +1 em Destreza
Ps: Para se tornar especialista em culinária, deve-se ter os DOIS OFÍCIOS e Lvl 4 em pelo menos em um dos dois ofícios.AnimaisAdestrador: Ensinar e fazer amizades com animais selvagens são suas especialidades. Essa habilidade pode ser usada para fazer “amizade” com um animal, fazendo com que você possa ter um pet que lhe ajude em batalha.
- Bônus:
+5 em INFLUÊNCIA para adestrar Animais.
Pode ter NPCs Animais como aliados. (Começa sem nenhum.)
Selvagem: Intimidar e Afugentar animais selvagens são suas especialidades. Você pode usar essa habilidade para amenizar uma fera que está querendo te machucar.
- Bônus:
+10 em INFLUÊNCIA contra Animais.
Cavaleiro: Consegue montar da maneira mais profissional qualquer animal, seja para lutar, correr ou até mesmo dormir sobre o mesmo.
- Bônus:
Pode ter um NPC Animal como montaria. Quando montado, ganha a FOR e AGI do animal como bônus. (Começa sem nenhum.)
Caçador: Caça de animais Selvagens é a sua especialidade. Essa habilidade é “irmã” do ofício pescador. Em situações em que você está sem comida, ser um conhecedor das habilidades de caça, é muito útil para se conhecer alimentos.
- Bônus:
+1 em FOR para cada LV do ofício.
Nunca morrerá de fome em florestas.
Bônus por ser especialista ou gênio: +2 em Força e +5 em influência para animais.
InvestigaçõesArqueólogo: Estuda e descobre a história e o modo de vida de civilizações antigas através de vestígios. Você pode usar esse conhecimento de diversas formas, até para fins lucrativos e trabalhistas.
- Bônus:
+2 em MEN para cada LV do ofício.
Decifrador: Estuda e descobre linguagens antigas, se tiver algumas pistas. Um ofício que casa muito bem com Arqueólogo, também pode ser usado para fins trabalhistas.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
+1 em MEN para cada LV do ofício.
Criminalista: Estuda e desvenda crimes. Se você quer servir a marinha, esse é um bom ofício para escolher, você pode trabalhar no departamento de investigação.
- Bônus:
+1 em MEN para cada LV do ofício.
+1 em CAR para cada LV do ofício.
Bônus por ser especialista ou gênio: +2 em Mentalidade.
EquipamentosEngenhoqueiro: Cria artimanhas para facilitar um ou mais objetivos. Com esse ofício você pode fazer pequenas ferramentas que podem te ajudar em combate, coisas como bombas de fumaça.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
Pode criar Itens que ajudem (ou não) no combate. Cada item deve ser avaliado pela moderação, e contará como uma técnica, devendo ser criado na área de técnicas.
Marceneiro: Criador de navios, barcos e de seu artigos. Sempre muito útil em um bando, conserta qualquer dano em uma embarcação de madeira, e também pode fazer móveis e casas, assim esse ofício também pode ser usado para fins lucrativos.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
Pode construir barcos equivalentes ao LV do ofício. O barco DEVE ser feito em um treino. Apenas um barco por MÊS.
Ferreiro: Cria e concerta qualquer coisa feita a base de Metal. Se você é ferreiro, pode também criar armas, se você é level 1, pode criar armas do seu level e assim sucessivamente, mas lembre-se de ter o material necessário para realizar a ação.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
Pode construir equipamentos equivalentes ao LV do ofício. O equipamento DEVE ser feito em um treino. Apenas um equipamento por treino.
Biomecânico: Pode criar e concertar um corpo Ciborgue. Também pode implantar próteses em um corpo substituindo um ou mais partes do corpo. É basicamente um médico dos homens de corpo metálico.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas que curem Ciborgues ou aumentem Combustível, mesmo sem ser um. Outras classes não podem, exceto se for da Raça Ciborgue.
Bônus por ser especialista ou gênio: +3 em Destreza.
OutrasLadrão: Roubar e Furtar são suas principais habilidades, mas para fazer isso, depende de seus atributos, esquiva (Agilidade) são fundamentais para praticar roubos.
- Bônus:
+1 em DEX para cada LV do ofício.
+1 em AGI para cada LV do ofício.
Bônus por ser especialista ou gênio: +1 em Agilidade e +1 em Destreza.
Mercador: Vende seus pertences a preço de mercado e pode até lograr alguém, vendendo mais caro e comprando mais barato. Um excelente ofício para fins lucrativos.
- Bônus:
+1 em CAR para cada LV do ofício.
+10 em INFLUENCIA em negociações comerciais.
Bônus por ser especialista ou gênio: +1 em Carisma e +10 Influência em negociações comerciais.
Espião: Caso você escolha esse ofício para o seu personagem, você terá uma grande facilidade em invadir locais e estabelecimentos, mas lembre-se que esquiva (agilidade) são atributos primordiais para realizar tais ações.
- Bônus:
+2 em AGI para cada LV do ofício.
Bônus por ser especialista ou gênio: +2 em Agilidade.
Boêmio: Não tem um limite para ingerir alcool, nunca fica bêbado. Com essa habilidade você pode ganhar competições, ganhando assim alguns berris.
- Bônus:
+1 em VIG para cada LV do ofício.
Bônus por ser especialista ou gênio: +2 em Vigor.
Conquistador: Atraente ao sexo oposto, seduzir pessoas a sua volta é a sua especialidade. Isso é muito útil para enganar e roubar pessoas, seduzindo-as e depois aplicando o golpe.
- Bônus:
+1 em CAR para cada LV do ofício.
+10 em INFLUENCIA para convencer o sexo oposto.
Bônus por ser especialista ou gênio: +1 em Carisma e +10 em Influência para convencer o sexo oposto.
Hipnotizador: Hipnotizar com facilidade animais e humanos. Para usufruir dessa habilidade em um combate, lembre-se de fazer técnicas, mostrando uma restrição.
- Bônus:
+1 em CAR para cada LV do ofício.
Pode criar técnicas que usem Hipnose. Outras classes não podem.
Dependendo do nivel do hipnotizador, o transe pode ser quebrado por dor ou por barulhos muito altos.
Bônus por ser especialista ou gênio: +2 em Carisma.
Ps: Para que se tornar especialista ou gênio nos ofícios de "Outros" é necessário se ter lvl 5 no ofício desejado. - Citação :
- NIVEL 1 = Oficio Inicial
NIVEL 3 = +1 Oficio
NIVEL 5 = +1 Oficio
NIVEL 7 = +1 Oficio
NIVEL 9 = +1 Oficio
OBS: Quando um personagem passa para um nível
PAR, ele pode aumentar 1 LV do seu ofício. Se ele tem dois ou mais ofícios, deve-se escolher
APENAS UM para subir de LV. Ps: Um personagem pode ter no máximo 5(CINCO) Ofícios.
OBS: Somente quando o personagem passa por um nível
IMPAR, ele pode "comprar" um novo oficio.
LEMBRANDO QUE: Não é obrigado a seguir apenas perícias do mesmo grupo, portanto um personagem pode, muito bem, comprar perícias funcionais de grupos distintos. As perícias agora servirão para ajudar na composição interpretativa do personagem e ajudá-lo no desempenho de tarefas. Caso um personagem consiga completar a lista perícias de determinado grupo funcional ele se torna um
ESPECIALISTA ou
GÊNIO! Ao chegar nesse estado, o personagem ganha um bônus
fixo que nunca aumentará ou diminuirá em um stat chave para a profissão.